Back to Top icon-agroecologiaicon-calendario icon-consultoresicon-consultoriaicon-emailicon-facebookicon-folhaicon-instagranicon-jornalicon-leituras icon-pag-contatoicon-pag-eventosicon-pag-galeriaicon-pag-servicosicon-plataforma-consultoresicon-plus icon-seta-next-paginacaoicon-seta-nexticon-seta-prev-paginacaoicon-seta-previcon-whatsapp

QUEM SOMOS

A Libertas foi idealizada pelo Agrônomo Antonio Nascimento Silva Teixeira, em 2008, com o objetivo explícito de “Libertar” as pessoas do modus operandi convencional na produção e consumo de alimentos. A sociedade civilizada nos cobra uma produção de alimentos sustentável e limpa, sem riscos ambientais, e que promova a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Em sintonia com tais anseios, resolvemos direcionar a nossa expertise para resolver, de forma prática e em larga escala, a seguinte questão:

- Como incluir os anseios urbanos por saúde e qualidade de vida, na agenda da agricultura e da pecuária, sem comprometer os rendimentos e a segurança dos produtores?

Para isso, a LIBERTAS convidou um grupo de consultores envolvidos até a alma no agronegócio brasileiro. São profissionais com alto nível e experiência, e algo em comum: lutam, há muito tempo, para produzir alimentos de forma mais inteligente, lucrativa, sem contaminar o meio ambiente e as pessoas.

Agora, através de nossos textos diferenciados, publicados aqui, das palestras e das postagens no www.facebook.com/agrolibertas , poderemos divulgar aquilo que já estamos realizando há vários anos no Brasil. Mais do que isso, porém, nossa proposta é a de capacitar a todos que quiserem, convidando-os à refletir sobre a arte de produzir e consumir alimentos de forma mais inteligente.

Junte-se a nós! Precisamos de agrônomos, zootecnistas, professores, estudantes, produtores rurais, biólogos, médicos, nutricionistas e empresários, enfim, de você, que tem algo em comum conosco:

A capacidade de pensar de forma independente e livre, um forte desejo de ajudar as pessoas e de melhorar o mundo em que vivemos.

NOSSO PROPÓSITO

Incentivar a produção e o consumo inteligente dos alimentos.

Estamos presentes hoje em grandes propriedades agrícolas, capacitando técnicos e produtores a produzir mais com menos investimentos. Isso só é possível com o auxílio da Agroecologia profissional.

Oferecemos um caminho seguro aos que optam pela Transição Agroecológica, através de nossas consultorias especializadas. Ensinamos os produtores a produzirem seus adubos na própria fazenda, com baixo custo e qualidade superior aos comprados.

Adotamos a estratégia de produzir textos diferenciados, questionadores, que estimulam o raciocínio, livre das amarras dos velhos paradigmas.

Estimulando a reflexão sistêmica sobre as causas dos problemas, pretendemos gerar a autonomia necessária para que cada um, dentro da sua realidade, atue com independência e eficiência.

Assim podemos nos libertar das genéricas “receitas de bolo”, que normalmente funcionam apenas como paliativos, muitas vezes gerando novos e maiores problemas.

Podemos atuar diretamente nas causas, se conhecermos um pouco mais sobre os processos naturais envolvidos na produção dos alimentos. Assim conseguimos sair de um modelo do tipo produto – alvo, para outro, mais evoluído, onde o foco é o sistema e não ferramentas específicas.

Procuramos também, atuar na interface, entre a produção e o consumo, diminuindo a distância entre quem produz e quem consome esses alimentos. Os produtores precisam saber como produzir alimentos que realmente possam fazer bem a quem os consome, contribuindo assim, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Produzir alimentos é algo sagrado, já que as pessoas irão ingeri-los, colocando-os para dentro de seus corpos. Em última análise, tornamo-nos aquilo que comemos.

Portanto, a produção de alimentos, seu transporte, processamento e venda, não são atividades comuns. Devem ser realizadas com muita responsabilidade, competência e amor ao próximo.

Por outro lado, quando comemos, é importante desenvolvermos a perfeita consciência do que estamos de fato ingerindo, e quais são as consequências disso em nossas vidas.

Aos produtores, técnicos e agrônomos, oferecemos uma base teórica com reflexões independentes e orientações seguras, que irão aumentar seus lucros e também a qualidade da produção.

A todos nós, que comemos, oferecemos informações baseadas não em antigas tabelas nutricionais, mas naquilo que de fato está ocorrendo em nossos campos.

NOSSA MISSÃO

Participar da construção e desenvolvimento de um novo modelo técnico-comercial para o agronegócio, compatível com os valores humanos e com os desejos da sociedade por mais qualidade de vida. Faremos isso propondo e desenvolvendo sistemas de produção de alimentos mais inteligentes, responsáveis e lucrativos