Back to Top icon-agroecologiaicon-calendario icon-consultoresicon-consultoriaicon-emailicon-facebookicon-folhaicon-instagranicon-jornalicon-leituras icon-pag-contatoicon-pag-eventosicon-pag-galeriaicon-pag-servicosicon-plataforma-consultoresicon-plus icon-seta-next-paginacaoicon-seta-nexticon-seta-prev-paginacaoicon-seta-previcon-whatsapp

LEITURAS

CONTABILIDADE AMBIENTAL DO SOLO

Autor: IBA

quinta-feira, 17 de março de 2022

CONTABILIDADE AMBIENTAL DO SOLO

A Contabilidade Ambiental do Solo (CAS), é um projeto do Instituto Brasileiro de Agricultura Sustentável, onde a Libertas é parceira importante. Nesse projeto, é feita a mensuração e o registro anual de parâmetros físicos, químicos e biológicos que apontem, de forma inequívoca por meio de um índice, as consequências do sistema de produção utilizado na qualidade do solo.

A CAS se apresenta como uma análise anual e integrada que acompanha a qualidade do solo ao longo dos anos de forma objetiva, em sistemas sustentáveis de produção ou em transição. O projeto já conta com quatro anos de atividades com atuação nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, ofertando o serviço para diversas culturas agrícolas, como Café, Soja e Cana-de-açúcar.

A partir do acompanhamento anual, o objetivo é o reconhecimento do produtor por meio do Selo de Contabilidade Ambiental Positiva. Com o selo, o produtor poderá alcançar novos mercados, terá um diferencial financeiro e aumentará a transparência de sua produção com os consumidores. Além disso, a análise CAS garante a qualidade da amostragem, do tratamento e armazenamento dos dados com profissionais habilitados.

O produtor que realiza a análise CAS e adota manejos mais sustentáveis:

• Aumenta a rentabilidade da produção com redução de gastos com insumos externos, aliado ao aumento da produtividade a longo prazo.

• Melhora o acompanhamento e gerenciamento dos dados coletados, aumenta a confiabilidade e garantia de qualidade na amostragem.

• Tem seu trabalho feito na propriedade valorizado.

• Garante a produção e oferta de alimentos mais limpos, contribuindo diretamente para a saúde.

• Aumenta a transparência e conhecimento do manejo sustentável aplicado na fazenda.

• Possibilita a contribuição dos consumidores para a continuidade e expansão de atividades sustentáveis na agricultura.

• Promove a manutenção do sistema solo como um componente da natureza vivo e dinâmico.

• Contribui para a preservação do ecossistema como um todo, garantindo a sua longevidade e o seu funcionamento para as futuras gerações.

Se você achou que essas ideias estão de acordo com o mundo que você deseja para seus filhos e netos, venha conosco construir uma agricultura mais sustentável no Brasil.

Site: https://www.iba.agr.br/

IBA